Por Trás do Sabor com Christoph Hermann

Por Trás do Sabor com Christoph Hermann

Onde estaria a waterdrop® sem os seus sabores? Fundada com a noção de adicionar extratos de frutas e plantas à água comum, conversamos com o próprio mestre misturador da waterdrop, o CDO Christoph Hermann, para discutir tudo, desde ideias e ingredientes iniciais até desenvolvimento, atualizações de sabor - e o futuro.

O que você pode nos contar sobre o processo de criação de um novo sabor?

Partimos sempre de duas direções: por um lado, conversamos com os nossos clientes para tentar perceber o que gostaram no passado, o que procuram atualmente e o que ainda lhes falta. Queremos realmente entrar em contato com nossa comunidade e interagir com eles para nos inspirarmos.
Por outro lado, investimos muito tempo e esforço no trabalho de base de P&D – ou seja, pesquisa e desenvolvimento. A partir de experiências anteriores, sabemos que a combinação de certos ingredientes pode afetar o tempo de dissolução ou criar alguma espuma ou resíduo indesejado. E aqui consideramos como extratos naturais, sucos de frutas em pó e aromas interagem enquanto pensamos em quais ingredientes podem se complementar.

Assim que tivermos algumas combinações em mente, passamos aos testes. Criamos até cem versões até encontrar algo de que gostamos, antes de selecionar as três a cinco opções finais. Estes são então compartilhados com 50 a 100 membros da equipe que os avaliam com base no sabor, aroma, gosto residual e outros aspectos, uma vez que o sabor é muito subjetivo. Assim que essas opções passarem em nossos testes internos, envolvemos nossa comunidade para obter sua perspectiva. Quando um novo sabor passa por todos os três estágios, tenho certeza de que temos algo. Essa é a melhor sensação e também minha parte favorita do processo.

Como vocês processam os ingredientes para que caibam em um pequeno cubo, mantendo o máximo de nutrientes e sabores possível?

, aqui na waterdrop® nós utilizamos três tipos de ingredientes: aromas naturais derivados de frutas, extratos de sucos de frutas e pós extraídos diretamente das plantas e, por último, pós finos que são criados através da micronização da respectiva fruta ou planta.
O que é interessante notar é que, para cada ingrediente, a fruta ou planta é sempre colhida e depois seca no local até um sexto do seu peso original. Ao fazer isso localmente, reduzimos ao mínimo a nossa pegada de CO2 para transporte.

Nas nossas instalações, os ingredientes secos são refinados ainda mais, fervendo suavemente em temperatura muito baixa, e o vapor é então transformado em pó. O produto final é uma essência muito concentrada da fruta original que pesa apenas 1/28 do seu peso inicial. Todas as coisas boas por uma fração do peso.

Como a sustentabilidade é implementada quando se trata de fornecimento de ingredientes?

Nossa equipe de P&D é bastante pequena, mas trabalha de forma muito empírica; apostando constantemente na melhoria das nossas receitas e com o objetivo de satisfazer os desejos e necessidades dos nossos clientes. Nosso objetivo é criar combinações únicas com frutas e plantas de todo o mundo. Tradicionalmente, isso requer uma enorme quantidade de dióxido de carbono, apenas por causa do peso do transporte. No entanto, com o nosso método, preservamos a essência sem criar uma forte pegada de CO2, reduzindo ao mínimo o nosso impacto no ambiente.
Embora reduzir o uso de plásticos seja importante e algo do qual nos orgulhamos, também temos em mente as implicações negativas do CO2 e trabalhamos constantemente para reduzi-lo sempre que possível.

Quanto tempo leva desde o desenvolvimento de um novo sabor até seu lançamento?

Honestamente, isso é difícil de dizer, pois sempre há vários novos sabores em desenvolvimento. Temos mais de 20 projetos em execução ao mesmo tempo, à medida que continuamos testando novos processos e receitas que influenciam uns aos outros.
Quando criamos uma categoria inteiramente nova, como por exemplo o Microlyte, demoramos cerca de 18 a 24 meses, o que só é possível porque se baseia nos mais recentes avanços técnicos e desenvolvimentos inovadores.

De qual sabor você mais se orgulha?

SNOW! Não, na verdade eu diria SKY. Tenho orgulho dele porque foi feito em circunstâncias muito difíceis durante o primeiro confinamento [da Pandemia de Covid-19]. Obviamente não conseguíamos nos reunir e tivemos que estabelecer um novo processo, o que foi complicado, porque como disse anteriormente, se você tem que fazer até cem provas de um único sabor, existem vários desafios operacionais envolvidos.
Foi extremamente exigente, mas também extremamente gratificante porque foi muito celebrado pela nossa comunidade.

Existe algo novo por vir que você gostaria de compartilhar com nossa comunidade?

Há um sabor que está por vir com o qual estou muito animado e mal posso esperar para apresentar à nossa comunidade as novas receitas atualizadas nas quais estamos trabalhando. Em geral, há muitas novidades vindo por aí, você só precisa ficar atento!