Pesando apenas 2 gramas cada, pode ser difícil acreditar que nossos cubinhos contêm todas as frutas e plantas que prometemos ter. E, no entanto, isso é verdade, e permanece até hoje um feito que temos orgulho de ter conseguido. Desde a reformulação de sabor de nossas receitas, conversamos com Alexandra Kluy, líder da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) aqui na waterdrop®, para saber mais sobre como nossos refrescantes cubos de hidratação são feitos e os ingredientes frutados que eles contêm.
O que você pode nos dizer sobre a diferença entre pós de frutas, extratos de frutas e aromas de frutas?
Então, pós, extratos e aromas naturais de frutas são todos produtos derivados de frutas, mas possuem características diferentes e funções distintas. Os pós e extratos de frutas são produzidos através do processamento da fruta para concentrar seu sabor, cor e valor nutricional em uma essência pequena, mas poderosa. Os aromas naturais de frutas, por outro lado, já são formas concentradas de compostos voláteis que conferem aroma e sabor únicos. Essa é a principal diferença entre as três formas.
Qual é a diferença entre usar frutas em pó, extratos de frutas e aromas naturais de frutas nas receitas?
Bem, primeiro é importante considerar que eles têm seus pontos fortes individuais. Os pós de frutas são usados para formar um purê/suco de frutas ou adicionados a alimentos e bebidas como intensificadores de sabor, enquanto os extratos de frutas são frequentemente usados como corantes naturais, saborizadores ou adicionados a suplementos dietéticos. Os aromas de frutas, por outro lado, são normalmente usados na indústria de alimentos e bebidas como aromatizantes naturais, em vez de sintéticos. Geralmente são adicionados em pequenas quantidades para realçar o sabor, mas não alteram a cor nem acrescentam qualquer valor nutricional significativo.
Se esse é o caso, como você decide o que usar em determinadas receitas?
Usamos principalmente pós e extratos de frutas em nossas receitas – por exemplo, se quisermos adicionar um tom de cor natural à bebida, escolheremos um extrato com uma cor mais ousada, por ex. cassis. Se sentirmos que o sabor de um dos ingredientes precisa se destacar mais, optaremos então pela forma em pó.
Depende também do tipo de sabor que extraímos da fruta. Algumas frutas (por ex. as frutas cítricas) têm seus sabores concentrados nas partes oleosas da fruta, também conhecidas como óleos essenciais, de forma que seu sabor só pode ser extraído e não transformado em pó de fruta. Como você pode imaginar, há muita coisa envolvida em nosso processo de P&D, mas você provavelmente já ouviu falar sobre isso de Christoph, então não entrarei em muitos detalhes aqui (clique para ler Behind the Flavour com CDO Christoph Hermann)
Como os ingredientes naturais são processados para chegarem ao estado final, por exemplo pós/extratos de frutas?
Existem vários métodos para produzir pós e extratos de frutas, mas os métodos mais comuns incluem secagem por pulverização, liofilização e desidratação.
Na secagem por pulverização, o suco ou purê da fruta é reduzido a pequenas gotas e depois exposto ao ar quente, que evapora a umidade e deixa um pó seco. Na liofilização, primeiro a fruta é congelada e depois a umidade é retirada por sublimação, onde o gelo se transforma diretamente em gás sem passar pelo estado líquido. Este processo ajuda a preservar a cor, o sabor e o valor nutricional. O produto final é um pó de fruta leve e seco que pode ser reidratado com a adição de água.
A desidratação é um método mais simples que envolve expor a fruta fatiada ou picada a fogo baixo até que a maior parte da umidade seja removida. A fruta desidratada é então moída até virar pó ou processada posteriormente para fazer um extrato.
Há algum benefício em usar pós/extratos de frutas em vez de frutas reais?
Embora os pós e extratos de frutas possam ter algumas vantagens sobre as frutas frescas, eles definitivamente não substituem uma dieta balanceada (que inclui uma variedade de alimentos integrais)!
Dito isto, uma coisa boa sobre os pós e extratos de frutas é que eles são convenientes e fáceis de usar. Eles podem ser adicionados a smoothies, alimentos de panificação e outras receitas para realçar o sabor e a nutrição do prato. Eles também são leves e têm longa vida útil, sendo uma boa opção para quem viaja ou tem agenda lotada.
Os pós e extratos de frutas também podem ser uma fonte concentrada de certos nutrientes, como antioxidantes, vitaminas e minerais, em comparação com frutas frescas. Isso é ótimo para quem quer aumentar a ingestão de nutrientes sem consumir grandes quantidades de frutas.
Os nutrientes e o sabor são completamente preservados quando as frutas são reduzidas a pó/extrato?
Hmm, eu diria que isso varia e depende do tipo de fruta, dos métodos de processamento e das condições de armazenamento. Em geral, alguns nutrientes podem ser perdidos durante o processamento, mas o produto final ainda pode reter uma quantidade significativa de vitaminas, minerais e antioxidantes valiosos.
O sabor da fruta também pode ser afetado pelo processamento, pois alguns sabores podem ser perdidos. No entanto, se forem utilizados os métodos corretos de processamento e armazenamento, podemos garantir que o sabor do pó/extrato final da fruta se assemelha à forma original e é também assim que garantimos que as nossas bebidas (Microdrinks, Microteas, Microenergy e Microlytes) tenham um sabor mais autêntico possível.
Especialmente com as novas e melhoradas receitas de Microdrink, nós realmente ouvimos o que nossa comunidade tem a dizer e trabalhamos para melhorar o sabor final, então vá em frente e dê uma olhada – você não ficará desapontado com certeza!