Com mais de 2 milhões de clientes satisfeitos em todo o mundo, a procura pelos nossos cubinhos de fruta cresceu exponencialmente desde que iniciamos a nossa missão de hidratação. E, no entanto, a nossa visão e missão permaneceram as mesmas do Dia 1 – tornar a hidratação fácil, deliciosa e, o mais importante, sustentável para todos.
Com aproximadamente 700.000 cubos de hidratação em todos os sabores e funções produzidos diariamente, é mais importante do que nunca que a sustentabilidade permaneça na vanguarda de todas as nossas tomadas de decisão. Para saber mais sobre como mantemos os padrões de sustentabilidade na produção, conversamos com o COO Christoph Hermann (CH) e o Chief Supply Chain Officer Sebastian Heinrich (SH) para falar sobre como atendemos às necessidades do presente sem comprometer nossas crenças.
Então, primeiro, a pergunta que já ouvimos 2019384756 vezes da nossa amada comunidade: por que vocês escolheram usar blisters de plástico mesmo acreditando em um mundo livre de garrafas plásticas?
SH: Bem, vamos dizer que nós realmente tentamos. No entanto, tendo em conta que os ingredientes naturais, tais como extratos e vitaminas, necessitam ser devidamente protegidos de fatores ambientais, por ex. a umidade, sabíamos desde o início que não havia solução alternativa de embalagem – pelo menos uma ainda não havia sido inventada! No entanto, é importante notar que nem todos os plásticos são criados iguais. Depois de pesar todas as opções, optamos pelo polipropileno, pois exige menos energia em termos de produção em comparação com outros plásticos e é mais fácil de reciclar. Cada blister de PP pode ser reciclado até 4 vezes, tornando-o a escolha mais ecológica de todos os plásticos.
CH: Também é importante destacar que, embora ainda não estejamos livres do plástico, estamos fazendo grandes progressos no sentido de minimizar a quantidade de garrafas de plástico. Cada pacote de 12 comprado por um cliente substitui aproximadamente 12 garrafas de bebidas que ele teria comprado em outro lugar. E a quantidade de plástico necessária para um único pacote de 12 é apenas um pouco maior do que a tampa de uma garrafa (1 tampa de garrafa = 10 blisters de waterdrop®). Assim, embora não possamos verdadeiramente dizer que estamos livres de plástico, estamos orgulhosos de estarmos ajudando a reduzir a demanda por plástico com os nossos cubos e pensamos que este é um bom ponto de partida. Você tem que começar de algum lugar, certo?
Como vocês garantem que a sustentabilidade seja mantida em todo o processo de produção?
SH: Como os nossos Microdrinks são produzidos com foco na sustentabilidade, os nossos processos de fabricação e embalagem dependem principalmente de fontes de energia renováveis, utilizando tecnologias de eficiência energética, quando aplicável. Tudo o que não utilizamos, ou seja, resíduos de produção, é sempre reciclado. Também utilizamos aquecimento de pellets com eficiência de CO2 para salas de produção e sistemas de recuperação de energia sempre que possível. Como nosso produto é leve por natureza, as emissões de CO2 são significativamente reduzidas durante o transporte (em comparação com o transporte de garrafas PET convencionais de 500ml).
Vocês têm alguma medida especial em relação aos seus ingredientes?
CH: Tentamos usar apenas recursos naturais como ingredientes sempre que possível. Embora o nosso produto já seja muito leve, também tentamos tornar o processo mais ecológico, fazendo as coisas localmente, tanto quanto possível. Uma coisa que sempre fizemos desde o início é secar a fruta ou a planta no local. Ao colher e secar no local, conseguimos reduzir o ingrediente a um sexto do seu peso original e isso mantém a nossa pegada de CO2 para transporte ao mínimo.
Assim que os ingredientes secos chegam às instalações, eles são refinados ainda mais, fervendo suavemente em temperatura muito baixa. Este vapor é então transformado em pó, de modo que o produto final é uma essência muito concentrada do ingrediente original, mas com apenas 1/28 do seu peso inicial.
O waterdrop® será sempre embalado em blisters plásticos? Existem outras alternativas que vocês ainda não tenham experimentado?
SH: Estamos sempre tentando aprimorar nossos produtos – não apenas seus sabores, mas também suas embalagens. Há aproximadamente dois anos, iniciamos o desenvolvimento de uma solução de embalagem ainda mais sustentável. No entanto, como você provavelmente sabe, nossos cubos não contêm conservantes e é difícil conseguir algo que os proteja completamente de influências externas sem o plástico. Não tê-lo completamente vedado também significaria uma vida útil mais curta, e isso também não seria ecologicamente correto. Como nossos critérios para esta embalagem são muito elevados, pode levar algum tempo até que possamos incorporá-la em nossa linha de produtos.
O que vocês fazem com os blisters usados que seus clientes devolvem às lojas?
SH: No momento, estamos trabalhando em novos produtos legais que serão feitos de blisters reciclados, mas, infelizmente, isso é tudo que posso dizer por enquanto. Você apenas terá que ficar atento e saber mais!