O bisfenol A, comumente conhecido como BPA, é um produto químico industrial utilizado na fabricação de plásticos e resinas desde a década de 1950. Comumente encontrado em plásticos de policarbonato e resinas epóxi, o BPA continua a ser usado em muitos utensílios domésticos, incluindo garrafas de água e recipientes de armazenamento de alimentos. E embora a investigação continue a sugerir poucos ou nenhum efeito conhecidos para a saúde quando expostos a níveis muito baixos de BPA, em 2020 o Reino Unido impôs algumas restrições aos bisfenóis, mas, atualmente, não estão proibidos.
O que é BPA?
O BPA é um produto químico produzido em grandes quantidades principalmente para uso em plásticos de policarbonato. É essencialmente usado para fortalecer plásticos e pode ser encontrado em vários produtos de uso diário, incluindo óculos, utensílios de cozinha, brinquedos infantis e, principalmente, garrafas plásticas de água. O BPA também pode ser encontrado em resinas epóxi que revestem latas metálicas de alimentos, tampas de garrafas de água e canos de água.
Muitos produtos rotulados como livres de BPA ainda contêm BPA na forma de plástico policarbonato ou resina epóxi.
Por que há motivo para preocupação com a exposição ao BPA?
A principal fonte de exposição ao BPA é, para a maioria das pessoas, através da dieta. E embora o ar, o pó e a água sejam fontes suscetíveis, até hoje, o BPA nos alimentos e bebidas é responsável pela maior parte da exposição.
A razão para isso é a forma como o alimento ou bebida é armazenado ou apresentado. O BPA pode penetrar no alimento ou bebida a partir do plástico de policarbonato em que está alojado, por exemplo, uma garrafa plástica de água, ou de um revestimento interno protetor de resina epóxi; neste caso, pense em alimentos enlatados e até mesmo em recibos de compras de papel. A extensão em que o BPA pode penetrar no alimento ou bebida depende de uma série de variáveis, incluindo a frequência com que o item que contém BPA é lavado e aquecido.
Embora, e como mencionado, não existam evidências que sugiram que, quando exposto a níveis muito baixos de BPA, um indivíduo fique doente, a exposição prolongada pode ser extremamente prejudicial. Estudos demonstraram que as implicações para a saúde podem incluir doenças cardíacas, câncer e distúrbios reprodutivos, bem como obesidade e diabetes em adultos.
Além disso, em 2011 a UE proibiu o BPA em mamadeiras que na época eram caracterizadas por plástico de policarbonato. Com pesquisas sugerindo que o BPA pode afetar o desenvolvimento do cérebro e do comportamento de um bebê, até hoje, as mamadeiras continuam a ser desenvolvidas utilizando polipropileno plástico de qualidade alimentar que cumpre as atuais normas de segurança da UE.
Como prevenir a exposição ao BPA
Existem várias soluções simples para reduzir a sua exposição ao BPA:
- Use produtos sem BPA: procure itens rotulados como sem BPA. Se um produto não estiver rotulado, os plásticos marcados com o código de reciclagem 3 ou 7 podem conter BPA.
- Evite o calor: não coloque recipientes de plástico no micro-ondas ou na máquina de lavar louça. Quanto mais expostos ao calor, maior será a taxa de lixiviação.
- Opte por uma alternativa: opte pelo vidro ou aço inoxidável para armazenar ou transportar alimentos e líquidos.
- Compre com inteligência: pergunte ao seu supermercado quais latas não contêm BPA e resina e, se não tiver certeza, escolha alimentos frescos e integrais.
Tipos de bisfenóis
Além do BPA, existem muitos tipos diferentes de bisfenóis, incluindo BPS e BPF – cada um dos quais pode ser encontrado em garrafas plásticas, bem como em alimentos e bebidas enlatadas. E tal como o BPA, cada bisfenol pode ser lixiviado exatamente da mesma forma, proporcionando exposição através de aquecimento e lavagem – e mais uma vez, mesmo sem exposição intencional, a descarga a longo prazo pode ser prejudicial para a saúde geral de um indivíduo.
As garrafas da waterdrop® são livres de BPA?
Simplificando a resposta, sim. Todos os produtos waterdrop®, incluindo nossas Garrafas de Aço, Esportivas e Infantis, não contêm BPA. Cada garrafa da waterdrop® oferece não apenas durabilidade e conforto, mas a garantia de que sua água ou bebida preferida permanecerá tão pura quanto quando você a despejou.
Conclusão
Os bisfenóis, como o BPA, estão presentes em produtos de uso diário – estamos sempre em contato com eles, seja direta ou indiretamente. Em linha com esta exposição involuntária, existem muitas maneiras de se proteger do BPA, conforme descrito acima. A mensagem é simples: abandone o plástico, não os seus hábitos alimentares ou de hidratação.